Em 1962, a Fazenda Camocim foi comprada pelo empresário Olivar Araújo, superintendente do Grupo Casa Sloper e um dos fundadores de Aracruz Celulose, também conhecido como “colecionador de árvores”. Foi pioneiro da produção de cafés orgânicos nessa região do Espírito Santo.
Durante 30 anos replantou árvores, protegeu nascentes e recuperou o solo. Olivar também plantava árvores exóticas, principalmente eucalipto, pinus, araucária e liquidâmbar, sendo essa última o símbolo da Camocim.
O cultivo do café iniciou em 1996. A Fazenda foi sucedida pelo empresário Henrique Sloper Araújo, que também foi presidente da BSCA (Brazil Specialty Coffee Association). Os proprietários buscavam a autonomia da fazenda e optaram por produzir um café de alta qualidade, orgânico, sem defensivos agrícolas e sem agrotóxicos. Para alcançar esse objetivo, foi contratada uma assessoria externa que permitiu aos agricultores entenderem e adotarem as melhores práticas na plantação. Mais tarde, a fazenda aperfeiçoou a técnica e passou a produzir café biodinâmico, que tem mais qualidade, é mais resistente a pragas ao mesmo tempo em que enriquece o solo e melhora o meio ambiente.
A Camocim é certificada pelo IBD (instituto Biodinâmico), que garante a autenticidade de sua produção sem nenhum aditivo químico. O IBD é a maior certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos. A certificação IBD tem credibilidade internacional e é monitorada por instituições como a IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), da Inglaterra; DAR, da Alemanha; USDA, dos Estados Unidos e JAS, do Japão. Produtos com certificado IBD são exportados para a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, EUA, França, Holanda, Japão, Reino Unido, Suécia, Suíça e Canadá.
A Camocim começa a produzir o Café do Jacu, que é um café de produção exclusiva da Fazenda Camocim, feito a partir das seleções dos melhores grãos de café feitas pelo Jacu. A primeira produção do Café do Jacu ocorreu em 2006, com poucos quilos. Em 2008, atingiu cerca de 150 quilos ao ano. Das duas toneladas são produzidas atualmente, e 80% vai para países como França, Japão, Austrália e Estados Unidos. O café é distribuído em marcas diferenciadas de restaurantes, hotéis e cafeterias de excelência.
A Fazenda Camocim recebe a certificação Demeter, que identifica, mundialmente, os produtos biodinâmicos. Os produtos Demeter fazem parte de uma rede ecológica internacional ligada ao Demeter International, sediado na Alemanha. O método Biodinâmico garante que o cultivo do produto respeitou todas as regras da fertilidade do solo, das plantas, das sementes e sua fertilização foi feita em harmonia com os animais e o meio ambiente em geral. Garante a diversidade da agricultura local. O Biodinamismo respeita todos os processos vivos, em particular, o uso regular e consciente dos preparados Biodinâmicos e a o respeito pelos ciclos ritmos cósmicos na produção vegetal e animal.