Nosso café tem cultivo orgânico, sem uso de veneno, apenas compostos naturais. Somos referência em cultivo biodinâmico, nossos cafezais são plantados dentro da floresta.
O café biodinâmico, a cultura mais sustentável de café do planeta, utiliza conhecimentos de astronomia, com cultivos e plantios respeitando as fases da lua e dos planetas. Usa a homeopatia para criar proteção e fortalecer as plantas e o meio ambiente. O resultado dessa prática é um café com sabor puro e intenso, orgânico, mais resistente à praga e com baixa oxidação.
A Fazenda Camocim se tomou referência no plantio agrícola de conservação e aproveitamento do solo. Mistura a plantação de café com outras culturas, utilizando o mesmo espaço e criando condições para a preservação do meio ambiente: combina café, palmito, frutas, ervas. E uma técnica onde são plantadas diferentes espécies, próximas umas das outras, proporcionando entre si vantagens recíprocas numa mesma área agrícola como por exemplo redução de pragas.
Nosso café tem cultivo orgânico, sem uso de veneno, apenas compostos naturais. Somos referência em cultivo biodinâmico, nossos cafezais são plantados dentro da floresta.
A Colheita é toda manual, com uma seleção melhor dos grãos e baixo impacto sobre a plantação, o solo e meio ambiente.
A secagem é natural e feita em terreiro suspenso. Utilizamos diferentes técnicas para nosso cardápio de produtos, com a secagem do grão inteiro, descascado, ou despolpado.
Depois de seco, o grão é beneficiado em máquinas que retiram sua película de proteção, de onde sai o “café verde”.
Apenas depois deste processo, o grão é torrado, sendo moído ou embalado diretamente para o seu consumo.
A Fazenda Camocim patrocina o Instituto Ibio, renomada instituição que foi criada com o objetivo de preservar e aumentar as reservas de Mata Atlântica, para entender melhor a ave jacu, que só existe na Mata Atlântica Brasileira.
Dessa forma, serão aprendidos os hábitos de comer, dormir, reproduzir, morar e viver dessa ave, que há 20 anos entrou em extinção mesmo não tendo mais nenhum predador natural.
Através de pesquisas, a Camocim espera encontrar a melhor maneira de criar uma área de recuperação desses pássaros.